Diversas pessoas encontram dificuldades para conseguir dados no site do IBGE. Isso porque, aparentemente, é preciso procurar cada dado especificamente, e alguns ficam "bem escondidos". No entanto, há (também significativamente "escondida"), uma página com todos os produtos disponibilizados pelo órgão. Acessando http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/default_prod.shtm é possível encontrar cartas, mapas interativos e diversos produtos para download, incluindo vários tipos de dados georreferenciados (como a malha de setores censitários, que usei em diversos trabalhos postados nesse blog).
domingo, 3 de abril de 2011
quinta-feira, 17 de março de 2011
ICONOGRAFIA PROPORCIONAL GEORREFERENCIADA
Em minha monografa de especialização em Geoprocessamento Aplicado (já citada na postagem anterior), também trabalhei com escalonamento proporcional linear iconográfico georreferenciado, que apesar do nome complicado, refere-se a um contexto simples: trata-se da distribuição espacial de alguma localidade através de um símbolo com dimensões proporcionais a um dado que se quer representar. No caso mostrado abaixo (contido na referida monografia) estão expressas as notas médias do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio por instituição de Ensino Médio na cidade de Bauru / SP. Observe que o centro do círculo refere-se à localização da escola (de acordo com as coordenadas UTM contidas nas bordas da figura) e o tamanho dele expressa a nota (quanto maior a nota, maior o círculo).
Fica bem visível nessa imagem que as escolas do centro-sul da cidade tiveram um desempenho muito melhor que as demais no exame. Com diversas possibilidades de uso, representações desse tipo são particularmente úteis em análises e relatórios de desempenho, pois permitem a localização de eventos bem sucedidos e áreas de baixo desempenho.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
ANÁLISE DE RENDA E ESTABELECIMENTOS DE ENSINO
Em meados de 2010 concluí minha especialização em Geoprocessamento Aplicado pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar entregando a monografia com o título "Análise espacial comparativa das escolas do Ensino Médio no Município de Bauru / SP". O mapa abaixo, presente na referida monografia, mostra a distribuição das escolas de Ensino Médio do Município comparada com a renda. É visível que a concentração de renda se reflete diretamente na distribuição dos estabelecimentos. Da porção central em direção ao sul da cidade observa-se uma clara mancha de renda mais alta, associada à concentração de quase todos os estabelecimentos privados. Por outro lado, as regiões periféricas oeste, norte e sul apresentam uma renda menor e nelas praticamente não são encontrados estabelecimentos privados.
É importante lembrar que mapas de renda são muito úteis para atividades diversas como análises para implantação de estabelecimentos de comércio e serviços, atividades de propaganda e geomarketing político, entre muitas outras.
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
APROFUNDANDO...
Após um longo período de ausência aqui estou eu, postando novamente...
Concluí minha monografia da pós-graduação recentemente (um estudo espacial que abordou o ensino na cidade de Bauru/SP) e já estou aprofundando na área: no início dessa semana iniciei minhas atividades no curso tecnológico superior de Banco de Dados da FATEC-SP, unidade de Bauru.
Quanto à pesquisa do blog, assim que tiver um tempo quero começar a elaborar algumas análises relacionadas aos assuntos mais votados. Também espero colocar algo relacionado aos resultados da minha mononografia numa futura postagem, bem como eventuais trabalhos que desenvolver no curso de Banco de Dados.
segunda-feira, 1 de março de 2010
PESQUISAS
Terminamos nossa primeira pesquisa. O resultado foi um pouco surpreendente considerando que o principal publico para qual foi divulgado o blog nesse momento inicial seja ligado à área ou que tem algum conhecimento básico sobre marketing. No final, 29% (9 opiniões) responderam "nunca ouvi falar" para a pergunta "Você já ouviu falar de Geomarketing? Conhece suas possibilidades?". As demais respostas foram: 25% (8 opiniões) responderam "só ouvi falar de marketing, nunca aplicado ao território", 29% (9 opiniões) responderam "já ouvi falar mas desconheço sua aplicação" e 16% (5 opiniões) responderam "conheço e sei de sua potencialidade". Ou seja, 55% das pessoas que visitaram o blog e responderam a pesquisa não tinham conhecimento sobre geomarketing e 84% não ouviram falar ou não sabiam de sua potencialidade.
A nova pesquisa irá nortear as próximas postagens. Gostaria de saber qual assunto querem ver novamente (mais aprofundado) ou querem conhecer. Dentre as opções colocamos aprofundamentos em pesquisa de público alvo, aplicações imobiliárias de geomarketing, geoestatística e também as novas possibilidades de geomarketing interno (para aplicação dentro de supermercados ou shopping centers, por exemplo) ou geomarketing político (caracterização de áreas para um melhor direcionamento de marketing político). Se quiserem algum tema que não está entre as opções, entrem em contato.
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
GEOESTATÍSTICA
Dentro do geoprocessamento, a geoestatística também tem um papel fundamental em análises espaciais. Para ficar mais claro vamos a um exemplo prático, que continua abordando o projeto já descrito na postagem anterior, da "La Dolce Vita". Colocaremos as coordenadas centrais de cada uma dos setores censitários associadas ao seu valor no final do projeto. Observe o mapa:
Quanto maior o ícone, maior a importância do setor censitário no projeto (de acordo com as características estabelecidas pela empresa e citadas na postagem anterior). Através de uma média ponderada (obtida pela multiplicação dos eixos X e Y aos valores correspondentes do setor, somados em sua totalidade e divididos pela totalidade da importância da variável) é possível calcular o ponto médio exato indicado para a instalação do empreendimento considerando uma homogenidade de acessos. Ele é indicado pelo ícone vermelho no mapa acima. Com suas coordenadas (22º19’ 08’’S; 49º04’ 18’’O) , é possível estabelecer sua localização exata no google maps, por exemplo, como mostrado abaixo:
Visualizar Ponto Central - Projeto LDV em um mapa maior
Vale lembrar também que pode-se aplicar o mesmo procedimento apenas uma área (menor) de maior interesse, no caso do exemplo, isso poderia ser aplicado na zona leste da cidade e identificaria, dentro da região desejada, o ponto médio ideal para o investimento.
Visualizar Ponto Central - Projeto LDV em um mapa maior
Vale lembrar também que pode-se aplicar o mesmo procedimento apenas uma área (menor) de maior interesse, no caso do exemplo, isso poderia ser aplicado na zona leste da cidade e identificaria, dentro da região desejada, o ponto médio ideal para o investimento.
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
EXEMPLO DE RESULTADO FINAL - MAPA
Muitas vezes quando termino de explicar a conhecidos minhas atividades de geomarketing, ouço a seguinte pergunta: "Mas afinal, o que você faz realmente?". Para responder essa pergunta resolvi colocar aqui um mapa, resultado final de um trabalho (criado apenas para exemplo). Os produtos finais também podem incluir relatórios e gráficos, além de outros tipos de mapas, digitais ou impressos. Esse é apenas um exemplo possível considerando a seguinte situação: uma loja (fictícia) de produtos para festas - aqui chamada de "La Dolce Vita" - pretende se instalar na cidade de Bauru (SP) e quer uma pesquisa para definir a localização da nova loja. O perfil desejado incluía escolhas (com níveis de importância estabelecidos pela empresa) por sexo (77% mulheres, 23% homens), idade (53% para sexo feminino com 14 anos - para festas de 15 anos, 31% para pessoas entre 20 e 29 anos, e 16% para pessoas entre 30 e 50 anos) e renda (30% para a faixa de 02 a 05 salários mínimos e 70% para a faixa acima de 05 salários mínimos). Após a atualização dos dados do censo, sua normalização e combinação chegamos ao mapa abaixo:
Como resultado observamos que de acordo com as especificações da loja, a área de maior interesse encontra-se na porção leste da cidade.
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