quinta-feira, 17 de março de 2011

ICONOGRAFIA PROPORCIONAL GEORREFERENCIADA

   Em minha monografa de especialização em Geoprocessamento Aplicado (já citada na postagem anterior), também trabalhei com escalonamento proporcional linear iconográfico georreferenciado, que apesar do nome complicado, refere-se a um contexto simples: trata-se da distribuição espacial de alguma localidade através de um símbolo com dimensões proporcionais a um dado que se quer representar. No caso mostrado abaixo (contido na referida monografia) estão expressas as notas médias do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio por instituição de Ensino Médio na cidade de Bauru / SP. Observe que o centro do círculo refere-se à localização da escola (de acordo com as coordenadas UTM contidas nas bordas da figura) e o tamanho dele expressa a nota (quanto maior a nota, maior o círculo).
    Fica bem visível nessa imagem que as escolas do centro-sul da cidade tiveram um desempenho muito melhor que as demais no exame. Com diversas possibilidades de uso, representações desse tipo são particularmente úteis em análises e relatórios de desempenho, pois permitem a localização de eventos bem sucedidos e áreas de baixo desempenho.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog Delton, estava procurando algumas informações sobre GeoMarketing e conseguir encontrar aqui.

    Você se importaria se eu te mandasse um email- o que está cadastrado no seu perfil- para trocarmos mais idéias?

    Abraço,

    Rafael Machado

    ResponderExcluir
  2. Certamente, Rafael, pode entrar em contato pelo e-mail do meu perfil que estarei à disposição no que puder ajudar. (Obs.: Respondi somente por aqui pois não havia um e-mail de contato).
    E obrigado pelos elogios! Abraço!

    ResponderExcluir