Muitas vezes quando termino de explicar a conhecidos minhas atividades de geomarketing, ouço a seguinte pergunta: "Mas afinal, o que você faz realmente?". Para responder essa pergunta resolvi colocar aqui um mapa, resultado final de um trabalho (criado apenas para exemplo). Os produtos finais também podem incluir relatórios e gráficos, além de outros tipos de mapas, digitais ou impressos. Esse é apenas um exemplo possível considerando a seguinte situação: uma loja (fictícia) de produtos para festas - aqui chamada de "La Dolce Vita" - pretende se instalar na cidade de Bauru (SP) e quer uma pesquisa para definir a localização da nova loja. O perfil desejado incluía escolhas (com níveis de importância estabelecidos pela empresa) por sexo (77% mulheres, 23% homens), idade (53% para sexo feminino com 14 anos - para festas de 15 anos, 31% para pessoas entre 20 e 29 anos, e 16% para pessoas entre 30 e 50 anos) e renda (30% para a faixa de 02 a 05 salários mínimos e 70% para a faixa acima de 05 salários mínimos). Após a atualização dos dados do censo, sua normalização e combinação chegamos ao mapa abaixo:
Como resultado observamos que de acordo com as especificações da loja, a área de maior interesse encontra-se na porção leste da cidade.
Discussão palpitante neste sítio, visões como aqui está dignificam a quem quer que aparecer neste espaço :)
ResponderExcluirEscreve mais deste web site, aos teus utilizadores.