segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

UM EXEMPLO PRÁTICO DA APLICAÇÃO DO GEOMARKETING

   Sexta-feira passada, por volta de 10 horas da manhã, parei no semáforo de um dos principais cruzamentos da cidade de Bauru e fui abordado por uma “multidão” de entregadores de panfletos. Recebi sete panfletos, que provavelmente iriam imediatamente para o lixo, isso se eu não me recusasse a recebê-los, como a maioria. Quem pega e lê todos os panfletos entregados em semáforos? Às 10 horas da manhã de uma sexta-feira, provavelmente a maioria das pessoas estava ali por motivos de trabalho ou estudo, conversando com algum acompanhante, cheios de pensamentos ou preocupações. Quem teria tempo para passar numa dessas lojas naquele momento? Em nenhum dos casos o empreendimento era próximo do local de entrega dos panfletos. Os panfletos eram (como normalmente são) os mais variados possíveis – construções, brinquedos, relojoaria, veículos, equipamentos eletrônicos para veículos e dois de feirões de automóveis. Dois exemplos: quanto ao panfleto da loja de brinquedos, qual seria a possibilidade de alguém estar passeando com uma criança ali, que poderia se interessar por isso naquele momento? No final de semana provavelmente o panfleto já teria virado lixo. E quanto à loja de veículos, que são novos e não os chamados “populares” (o mais barato possuía valor acima de 100 salários mínimos), qual a chance real de haver entre os que receberam os panfletos um consumidor potencial?
   Com o Geomarketing pode-se fazer um estudo de renda identificando uma área na cidade onde o público provavelmente teria grande interesse em adquirir bens como os veículos citados. Um estudo simples por faixas etárias poderia identificar as áreas da cidade onde há o maior número de crianças, e isso poderia ser associado também a faixas de renda. A localização da distribuição dos panfletos poderia ser estudada de acordo com os fluxos de veículos (exemplo: quem se interessa por um som para o carro na manhã de uma sexta feira, com panfletos sendo distribuídos no sentido bairro-centro, quando provavelmente estão a trabalho ou se dirigindo para ele? E se a distribuição fosse no sentido centro-bairro no final da tarde, quando se está voltando do serviço, com tempo livre e “animado pela proximidade do final de semana”?) e muitas outras coisas. Com a área delimitada pode-se criar uma campanha de marketing direcionada especificamente para o público desejado, alcançando resultados muito melhores.

3 comentários:

  1. Muito legal Tom e ótimo saber que vc faz isso. Nesse momento eu acabo de ver que na verdade eu conheço o Geomarketing e só não sabia o nome do mesmo. A Corpore usa essa idéia para abrir novas unidades... Muito legal! Parabéns e sucesso sempre. Abração
    Rafael Pelegrina Pieroni

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  2. Sem comentários, muito bom. É a realidade dos investimentos e campanhas aplicadas na cidade de bauru e na maioria do pais.
    É o que eu sempre tento dizer pra uns e outros. O sucesso da campanha esta no planejamento. Geomarketing é ótima base para isso.
    Sem mais tempo ..... Erick (amigo da Ju)

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  3. Excelente!!!

    Parabéns pelas ideias e pelo blog. A geografia interligada com a tecnologia!!!! Muito bom!!! Mais uma vez, Parabéns!

    Sucesso!

    Grande abraço!

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