terça-feira, 2 de abril de 2013

GEOMETRIAS SIMPLES E MÚLTIPLAS


   Um conceito muito presente em bancos de dados geográficos é o de geometrias simples e múltiplas. Mas o ideal é usar Polygon ou MultiPolygon? LineString ou MultiLineString? A resposta depende do uso que se quer dar a essas feições.
   O conceito: primeiramente é importante entender o conceito, ou seja, o que diferencia geometrias simples de múltiplas. O melhor modo de entender isso é utilizando exemplos: em uma tabela de países, a área do Brasil poderia ser representada por um único polígono, mas e a do Japão? Seriam necessários pelo menos 4 polígonos para representar suas principais ilhas. Outro exemplo é que algumas rodovias no Brasil são descontinuadas, ou seja, uma linha apenas não poderia representá-las totalmente. Essa é a essência do conceito de múltiplas geometrias - em uma única feição pode ser armazenada mais de uma representação espacial, diferente das geometrias simples, onde cada feição associa-se a uma única representação espacial.
Obs.: Alguns bancos de dados espaciais também usam conceitos de coleções geométricas, onde podem coexistir linhas, pontos e/ou polígonos em uma mesma tabela.
   Quando usar: deve-se analisar cada caso, mas de modo geral pode-se dizer que o ideal é utilizar geometrias múltiplas apenas quando necessário (quando feições precisarem de mais de uma representação espacial) e para as demais situações utilizar geometrias simples, especialmente porque diversas funções espaciais somente funcionam sobre geometrias simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário