sábado, 9 de julho de 2011

MANIPULANDO TABELAS DBF

   As tabelas DBF (*.dbf) são muito utilizadas na área de geoprocessamento, pois são formatos mais adequados para trabalho com bancos de dados. Sua princiapal diferença em relação às tabelas convencionais (como as XLS do Excel, por exemplo) é que cada campo (coluna) tem seu formato de dados específico (tipo, tamanho, etc). Em geoprocessamento essas tabelas são usadas, entre diversos outros programas, pelo SPRING.
  Esse tipo de tabela não é adequadamente manipulado pelo Excel e os poucos manipuladores de tabelas DBF gratuitos normalmente são muito "burocráticos", na maioria dos casos permitindo apenas a alteração de um dado por vez, não possibilitando copiar e colar dados, etc.
   Depois de muito tempo com dificuldades para manipular essas tabelas, finalmente encontrei uma ótima solução: o "Calc" do BrOffice faz muito bem a manipulação dessas tabelas, permitindo alterar dados em larga escala, copiar/colar, etc. Além de tudo, a suíte de aplicativos BrOffice é totalmente gratuita. Para saber mais sobre o BrOffice é só entrar em http://www.broffice.org/. Na aba "Instale Já" é possível fazer o download da suíte de aplicativos BrOffice (ou entre diretamente na página de download: http://www.broffice.org/download).

Nenhum comentário:

Postar um comentário