Muitas empresas, especialmente as pequenas e médias, não investem em marketing por medo de altos gastos sem o retorno esperado. Ainda mais em relação ao geomarketing, algo relativamente novo, pouco conhecido e que envolve tecnologias modernas. Mas a verdade é que pode-se fazer importantes análises espaciais sem gastos elevados. Alguns programas de Geoprocessamento (Spring e Terraview, por exemplo, ambos brasileiros) não possuem custo algum. Diversos dados, como os do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE são livres e, apesar de sua base datar do ultimo censo demográfico (2000), é possível fazer correções com uma elevada margem de acerto, com projeções do próprio IBGE ou de outros órgãos. Observe a imagem abaixo:
Ela mostra o número atual de mulheres para cada um dos setores censitários da cidade de Bauru-SP. Foi feito no programa Spring e Terraview, com a base dos setores censitários do IBGE, com os dados do Censo de 2000 e atualizada de acordo com informações do IBGE e da fundação SAEDE. Tudo foi desenvolvido com dados e programas sem custo. Poderia ser muito útil, por exemplo, na busca por uma nova área de loja de calçados femininos, ainda mais se combinada com valores de idade e renda, entre diversas outras aplicações e possibilidades de combinação de dados.
Oi, Delton! Gostei do seu blog! Uma ideia interessante, reunindo estatistica geografica com economia e sociedade. Acho que os empresarios e os comerciantes poderiam usufruir destes estudos para investir melhor seus projetos para atender a procura e a demanda de cada comunidade local.
ResponderExcluirEstou linkando seu blog ao meu, ok? Grande Abraco!!!
Delton,
ResponderExcluirParabéns pelo seu Blog. Muito objetivo e bem feito.
Aproveito para lhe perguntar como eu posso conseguir um shape do senso do IBGE para usar no ArcGis e como posso atualizar os dados
Agradeço antecipadamente
Alexandre